domingo, 27 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Mistérios da ciência: Os estranhos sons do fundo do mar

Mistérios da ciência: Os estranhos sons do fundo do mar 
"Em agosto de 1977, um estranho sinal vindo da constelação de Sagitário chegou às antenas do radiotelescópio Big Ear, da Universidade de Ohio. Batizado de Wow, o sinal permanece sem explicação até os dias de hoje. Vinte anos depois, outro sinal, dessa vez vindo das profundezas do oceano também chamou a atenção dos pesquisadores. O evento nunca mais se repetiu e também permanece um mistério sem solução". 
Fonte e reportagem completa em: apolo11.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

Lua e Terra ficam próximas e cria fenômeno da "superlua"!

                                                                                                                                    Mike Segar/Reuters 
"Pela primeira vez após 18 anos, a Lua passou pelo ponto mais próximo da sua órbita e a Terra. Ou exatamente a uma distância de 356.577 quilômetros, ou 55 mil quilômetros mais perto do planeta onde vivemos".  
Fonte, mais fotos e reportagem completa em: Folha.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

A radioatividade e seus efeitos (radioactivity and its effects)

Observe o nível de radiação a que estamos expostos e seus efeitos na imagem a seguir:
 Fonte: The Guardian e Radiologyinfo.org

segunda-feira, 14 de março de 2011

Entenda a questão nuclear após o terremoto no Japão

Como funciona um reator nuclear

Basicamente um reator nuclear é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde se pode controlar uma reação nuclear para se obter energia. O que se usa mais são os reatores de fissão, mas também já existem os de fusão. O calor produzido serve para ferver a água que irá fazer funcionar turbinas a vapor (comparando grosseiramente seria como se fosse às antigas locomotivas a vapor, que queimavam lenha para aquecer a água e produzir energia para o movimento). Estes reatores produzem grandes quantidades de calor e também intensas correntes de radiação (neutrônica e gama).
O que houve então:
O sistema de segurança desliga automaticamente os reatores depois de qualquer acidente, para que não permaneçam aquecidos, então é preciso acionar um sistema de refrigeração, mas não havia eletricidade para que isso acontecesse por conta do tsunami. Este resfriamento é necessário para manter os elementos combustíveis (compostos de urânio enriquecido) sob controle, que ficam numa espécie de piscina cheia de água. Caso a água não seja resfriada, as válvulas liberam vapor de maneira a impedir uma pressão muito grande dentro da proteção externa (de concreto) e o superaquecimento dos elementos combustíveis. 

Previsão para o nível de radiação em torno da usina de Fukushima, no Japão, após o terremoto (atualizado):

sexta-feira, 11 de março de 2011

Nova Galáxia

Galáxia herda nome de vilão do filme "O Senhor dos Anéis"
"A NGC 4151 está localizada a cerca de 43 milhões de anos-luz da Terra e se enquadra entre as galáxias jovens que possui um buraco negro em intensa atividade. Mas ela não é só lembrada por esses quesitos. A NGC 4151 é conhecida por astrônomos como o "olho de Sauron", uma referência ao vilão do filme "O Senhor dos Anéis"".
(Fonte: www1.folha.uol.com.br/ciencia)

 
Para ver a reportagem completa clique o link a seguir:

Terremoto no Japão

Terremoto no Japão teve força de 16 mil bombas atômicas
11/03/2011 09:14 - Enviado por Rogério Leite
"Cinco horas após o megaterremoto que atingiu a costa leste do Japão, a região da ruptura já contabiliza pelo menos 35 aftershocks de grande magnitude, a maioria deles ultrapassando 6.0 graus. A maior réplica foi registrada 35 minutos após o evento maior, às 03h25 pelo horário de Brasília, a 19.7 km de profundidade". (fonte: www.painelglobal.com.br)
A reportagem completa você encontra clicando no link a seguir: